Data center

SOBRE AS FUNÇÕES DE UM DATA CENTER​​​​​​​

Nos dias de hoje a maioria das empresas utilizam sistemas operacionais informatizado, armazenamento de dados, sistemas de redes, roteadores e etc. O data center é uma estrutura segura e responsável pelo armazenamento dos servidores e de toda a infra estrutura computacional da empresa.

Com o aumento do processamento de dados e informações nas empresas, a necessidade do uso de servidores, sistemas de ativos de rede e armazenamento estão aumentando cada vez mais, junto com esse aumento vem a necessidade de um local seguro para alojar todos os equipamentos de informática, além de um sistema ininterrupto que que faça tudo isso funcionar com segurança e garantia. Data center é isso, um ambiente projetado para armazenar servidores e  demais equipamentos necessários para o processamento de dados de uma empresa.


O data center na maioria dos casos ficam localizados em salas específicas de alvenaria, galpões ou até mesmo em estruturas modulares, como por exemplo, os containers. Geralmente as salas possuem acesso restrito a funcionários por questões de segurança, além disso também são equipadas com sistemas contra incêndio e sistema próprio de climatização e resfriamento para os racks e armários metálicos, responsáveis pelo armazenamentos dos equipamentos.


Atualmente o processamento de dados de um data center opera quatro vezes mais rápido, mesmo com espaço reduzido em até 40% se comparado com modelos de equipamentos mais antigos. 


Alguns componentes básicos são essenciais para o bom funcionamento de um data center,  são eles:

Infraestrutura de rede: responsável e necessária para quase todas atividades feitas na internet. Segurança física: engloba diversos sistemas de proteção, tais como, sistemas contra incêndio, controle de acesso, entre outros. Refrigeração e energia: O sistema de refrigeração mantém o ambiente na temperatura adequada para o bom funcionamento do sistema, quanto a energia não se deve ter oscilações na rede, o fornecimento deve ser de forma ininterrupta para que o sistema não sofra paradas não programadas, causando assim danos  e transtornos ao sistema.



QUAL A IMPORTÂNCIA DO DATA CENTER? 

Empresas de diversos segmentos da economia estão equipadas com data center​​​​​​​, seja ela do ramo da telecomunicação, energia, transporte, bancos, saúde, entretenimento, entre outros. O data center é a peça mais importante para todos os departamentos de TI, o funcionamento de uma empresa ou entidade pública na maioria das vezes depende do bom desempenho do data center para operar de maneira satisfatória, com tráfego de dados seguro, armazenamento de dados confiável e capacidade de operação constante sem pausas indesejadas.

PARA SABER MAIS SOBRE DATA CENTER

Ligue para (11) 4525 2122 ou clique aqui​​​​​​​​​​​​​​ e entre em contato por email.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

Preço do container data center

Tier 3 data center