13/03/2020 | Gemelo data center

Ar-condicionado de precisão: por que meu projeto precisa ter um?

No mercado de Data Centers existem tecnologias projetadas para oferecer um serviço seguro e completo para o projeto de armazenamento de dados do seu negócio.

 

Dentre as principais soluções (não tão comuns de encontrar no mercado brasileiro) está o ar-condicionado de precisão.

 

Talvez você se pergunte por que é difícil encontrá-lo e quais os benefícios de ter um no seu projeto, por isso, preparamos mais um conteúdo exclusivo sobre o assunto!

 

No material, você vai saber tudo sobre:

  • O que é um ar-condicionado de precisão
  • Como esta solução pode aumentar a segurança do armazenamento de dados
  • O que levar em consideração para integrar (ou não) um ar-condicionado de precisão ao seu projeto

 

O que é um Ar-condicionado de Precisão?


Considerando que um Data Center precisa funcionar 24 horas por dia, 365 dias por ano, o ar-condicionado de precisão é projetado para operar de forma contínua. 

Para isso, estes sistemas de refrigeração são projetados para manter a temperatura, a umidade e a qualidade do ar dentro das normas internacionais de segurança de Data Centers.

 

Diferente de um ar-condicionado comum, estes são monitorados constantemente por sensores eletrônicos para controlar e detectar falhas de operação com antecedência.

Assim, estes dispositivos operam não somente como ar-condicionado, mas também como um sistema automatizado de identificação de falhas que podem afetar o sistema como um todo.

Dessa forma, medidas de correção podem ser imediatamente adotadas ­­– inclusive por controle remoto – para manter o Data Center em funcionamento com segurança.

Contudo, boa parte dos dispositivos de otimização para ares-condicionados de precisão ainda não são encontrados facilmente em máquinas fabricadas no Brasil.

 

Para resolver essa questão, criamos uma divisão formada por uma equipe de engenheiros especializados em projetos personalizados de ar-condicionado de alta precisão.

 

Muitas tecnologias citadas aqui, apesar de serem comuns no mercado internacional, são desenvolvidas em solo nacional graças à nossa equipe.

 

Partindo da ideia de que cada equipamento criado atende uma demanda específica de determinado projeto, estes podem vir com diferentes tecnologias, como por exemplo: 

 

  • Controlador redundante conectado por rede 
  • Compressor inverter  
  • VRV (Válvula de Controle de Fluxo Refrigerante Variável) 
  • Hot Gas by Pass

  

Para esclarecer os diferenciais que estas tecnologias agregam a uma máquina de precisão, vamos dissecar suas particularidades abaixo.

 

 

Controladores com fontes redundantes conectados por rede

 

Uma aplicação de otimização que vale a pena citar é a adesão de controladores individualizados.

 

Esta tecnologia permite que o controlador de cada equipamento seja redundante, ou seja, funciona em casos de necessidade de ampliação da capacidade de refrigeração do ambiente.

 

Em termos práticos, imagine que em vez de ter um controlador para todas as máquinas de precisão do Data Center você tenha um controlador em cada máquina.

 

Isso garante que em caso de falhas no controlador geral outra máquina possa acessar o sistema defeituoso de forma transparente e sem desligar o Data Center inteiro.

 

Além de garantir que o ar-condicionado de precisão continue operando, a tecnologia ainda contribui com uma economia de até 40% em energia dedicada aos equipamentos.

 

 

VRV (Válvula de Controle de Fluxo Refrigerante Variável) 

 

A tecnologia VRV (também conhecida como VRF), ao pé da letra, é a válvula de controle do fluxo variável de fluido refrigerante.

 

Em termos técnicos, sistemas VRV expurgam do sistema de refrigeração parte do fluido refrigerante, permitindo que o Data Center não exija a partida do compressor o tempo todo.

 


Compressor inverter 

 

Considerando que mais de dois terços das falhas acontecem no momento da partida do seu compressor do ar-condicionado, temos um grande ganho de durabilidade e desempenho.

 

Assim, sistemas VRV contribuem para praticamente eliminar dois terços dos possíveis problemas de refrigeração com a adesão de apenas uma tecnologia, aumentando o tempo de vida do compressor.

 

Esta solução permite que o Data Center trabalhe com 20% a 100% de sua capacidade total, a depender da demanda de cada momento.


Hot Gas by Pass 

 

Uma outra tecnologia muito desejada e raramente encontrada no Brasil é a aplicação de sistemas de Hot Gas By Pass.

 

Basicamente, essa tecnologia permite que o Data Center não recorra a resistências elétricas que consomem muita energia para desumidificar o ar.

 

Em termos técnicos, a tecnologia usa o mesmo fluido refrigerante para desumidificar e depois expurga o excesso de umidade de dentro do Data Center.

 

Isso permite que no momento da desumidificação, a máquina de ar-condicionado gaste até 40 vezes menos do que uma máquina de precisão tradicional gastaria.

 

 

Como o ar-condicionado de precisão contribui para a segurança de um Data Center?


Como dito, o Data Center exige um sistema de refrigeração dedicado para garantir que o ambiente opere dentro das normas internacionais de segurança.

 

Suas principais funções são estabilizar ou manter a mesma temperatura em qualquer ocasião e, para isso, a máquina de refrigeração executa os seguintes procedimentos:

 

Controle da temperatura e umidade

Sistemas de missão crítica são projetados especificamente para tratar a carga térmica gerada por equipamentos eletrônicos (cargas sensíveis).

 

Eles utilizam sistemas de controle microprocessado para ajustes rápidos às mudanças nas condições internas da sala, e ao mesmo tempo garante uma supervisão completa da temperatura e da umidade em todos os momentos.

 

 

Gerenciamento correto da vazão de ar

O fornecimento da vazão de ar para um local específico no Data Center é tão importante quanto controlar a temperatura.

 

Os sistemas de missão crítica são projetados para operar com ampla gama de pressões estáticas através dos dutos ou sob o piso elevado, visando atender requisitos especiais.

 

Eficiência durante operação

O maior Fator de Calor Sensível (FCS) nos sistemas de missão crítica resulta em custos operacionais com energia mais baixos em comparação aos sistemas de conforto.

 

Essas alternativas aumentam o nível de desempenho do referente ao resfriamento da carga no espaço crítico.

 

 

O que devo exigir ao adquirir um ar-condicionado para Data Center

 

A principal pergunta que sua equipe deve fazer é que tipo de tecnologia está sendo usada na máquina de refrigeração e se ela precisa de manutenção recorrente. 

 

Com isso em mente, recomendamos que se exija do fabricante que o custo da manutenção do ar-condicionado seja garantido por 10 anos em valor fixo.

 

Assim o fabricante se responsabiliza a usar os componentes de última geração de melhor manutenabilidade.

 

Por exemplo, o sistema de refrigeração adota mangueiras de uso na aviação e não mangueiras simples, soldas ou ventiladores com MTBF altíssimo.

 

Só para esclarecer, o MTBF ou período médio entre falhas é um valor atribuído que indica quando poderá ocorrer uma falha no aparelho em questão e descreve a sua confiabilidade.

 

Por exemplo, nos projetos da Gemelo adotamos somente ventiladores com o MTBF de 100.000 horas.

 

Isso garante que esse ventilador vai operar por mais de 10 anos sem dar problema e sem precisar de nenhum tipo de manutenção.

 

Por fim, ao se atentar a estes pontos sua equipe consegue exigir e adquirir a melhor máquina de ar-condicionado de precisão para o seu projeto. 

 

Sobre a Gemelo

 

Hoje, o grupo GEMELO tem a mais ampla gama de soluções em Data Centers em nossa divisão de projetos especiais.

 

Quaisquer projetos que demandem aço, elétrica e ares-condicionados de precisão são viabilizados pela nossa equipe e entregamos projetos e serviços como:

  • Data Centers modulares Outdoor (de 4 até 30 racks)
  • Data Centers acoplados que podem ter até 34 racks em cada módulo e serem acoplados virtualmente de forma infinita (Data Centers de 100, 200 ou mais racks)
  • Mini Data Center de 1 a 3 racks
  • Data Center específico para Mineradores de dados;
  • Ar-condicionado de precisão e ares-condicionados especiais sob encomenda
  • Manutenção de Data Centers e Eletrocentros (subestações encapsuladas em cabines de aço)

Fale com um dos nossos especialistas em projetos personalizados de Ambiente de Missão Crítica e agende uma reunião ou tire suas dúvidas com nossa equipe de suporte.

Contate-nos

Edifício New Worker Tower

Edifício New Worker Tower

Al. Grajaú, 60 | Salas 2116, 2117 e 2118 Alphaville | Barueri/SP | CEP: 06454-050

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento:

8 a.m. - 5 p.m. (Seg - Sex)

Equipe Administrativa

Equipe Administrativa

financeiro@gemelo.com.br juridico@gemelo.com.br

Equipe Comercial

Equipe Comercial

vendas@gemelo.com.br marketing@gemelo.com.br denuncias@gemelo.com.br

Fábrica

Fábrica

Av. Nelo Pisani, 500 | Distrito Industrial II | Mococa/ SP CEP: 13739-050

Telefones

Telefones

+55 11 2680-5184 | Financeiro +55 11 2680-5185 | Financeiro +55 11 2680-5187 | Marketing +55 11 2680-4056 | Diretoria +55 11 2680-3894 | Viagens +55 11 2680-5172 | Jurídico +55 11 2680-5175 | Comercial +55 11 2680-5178 | Comercial +55 19 3666-4020 | Fábrica