13/03/2020 | Gemelo data center

Container Marítimo é uma boa opção para Data Centers?

Em meados de 2005, o Google começou a abrigar seus próprios Data Centers em containers marítimos e a possibilidade de reproduzir isso entrou no radar de muitos negócios. 

O que muita gente não sabe é que existem 2 motivos óbvios que impedem o seu projeto de reproduzir o Data Center do Google.

Para você entender quais são esses motivos, preparamos este material exclusivo.

Sem tempo para ler?

Como funcionam os containers para data centers

Data Centers abrigados em containers marítimos é um assunto que já deveria ter sido extinto do mercado se não fosse o seu ar de extrema inovação.

Como mencionado, o uso de contêineres marítimos para fabricação de Data Center começou a despontar como uma escolha interessante por volta de 2005.

Isso se deu ao fato de o Google começar a usar este tipo de container para fazer seus próprios Datas Centers.

O que não podemos esquecer é que o modelo de negócio de processamento de dados do Google pressupõe fazendas de Data Centers em containers com processamento em grid.

Ou seja, se falharem 5, 10 ou 20 Data Centers nada muda na vida do Google o que, obviamente, este não é o caso do cliente padrão de Data Centers.

Na verdade, o cliente padrão tem um único centro de processamento de dados alocado em um Ambiente de Missão Crítica que não pode parar por nada.

Na prática, o que que as empresas sérias acabam fazendo é construir uma sala estanque, à prova de fogo, abalroamento e corrosão.

Ou seja, é preparado todo um ambiente seguro para preservar ao máximo o único centro de processamento de dados disponível.

Toda essa preparação é a base para se construir o seu Data Center, seja ele Indoor ou Outdoor, como um outro qualquer.

Afinal, quando você visita um Data Center modular Outdoor ou Indoor é visível que seus interiores são muito parecidos, ainda que cada construção tenha vantagens exclusivas.

Para deixar mais claro, a vantagem de você ter um Data Center Outdoor, por exemplo, é o fato de que seu Ambiente de Missão Crítica fica isolado de qualquer problema estrutural.

Com isso, Data Centers Outdoor operam de forma independente do prédio principal onde está alocada a sua empresa.

Outro ponto a se destacar é a possibilidade de transporte desses Data Centers.

Caso um dia você precise sair daquele local, é possível simplesmente colocar o seu Ambiente de Missão Crítica em cima de um caminhão e levá-lo para outro local.

Ainda assim, nem por isso se usam containers marítimos para abrigar qualquer um destes Data Centers e isso se dá por dois motivos bem óbvios que vamos comentar agora.

 

Google data center: 2 motivos óbvios para não fazer igual

Adaptar um produto que foi pensado para transportar insumos como, por exemplo, café e acreditar que ele vai virar um Data Center seguro é um pensamento no mínimo amador.

Ainda assim, existem alguns outros motivos técnicos que impedem o uso de containers marítimos para abrigar um Data Center.

O primeiro deles é o fato de que seria impossível certificar um container marítimo com o selo de segurança à prova de fogo.

Isso acontece porque um container marítimo tem colunas ocas em suas quatro laterais e essas colunas dificultam o seu revestimento com o material à prova de fogo.

Na prática, isso significa que se um incêndio começa, os pontos mais vulneráveis serão justamente na parte estrutural que abriga o seu Data Center.

Imagina que quando entrar em contato com o calor, os cantos desse Data Center serão destruídos a partir das paredes externas e, dentro de alguns minutos, colapsa toda a coluna.

Dito isso, o segundo ponto nos leva ao real problema de um Data Center abrigado em um container marítimo.

O fato é que, por estar em um ambiente despreparado, as chances do teto do seu Data Center simplesmente desabar sobre os seus equipamentos são enormes.

Por isso, esqueça a possibilidade de se trabalhar com contêineres marítimos para Data Centers.

Se você analisar um pouco mais a fundo, todas as empresas sérias deixaram de usar este tipo de produto na fabricação de Data Centers.

Sobre a Gemelo 

Hoje, o grupo GEMELO tem a mais ampla gama de soluções em Data Centers em nossa divisão de projetos especiais.

Quaisquer projetos que demandem aço, elétrica e ares-condicionados de precisão são viabilizados pela nossa equipe e entregamos projetos e serviços como:

  • Data Centers modulares Outdoor (de 4 até 30 racks)
  • Data Centers acoplados que podem ter até 34 racks em cada módulo e serem acoplados virtualmente de forma infinita (Data Centers de 100, 200 ou mais racks)
  • Mini Data Center de 1 a 3 racks
  • Data Center específico para Mineradores de dados
  • Ar-condicionado de precisão e ares-condicionados especiais sob encomenda
  • Manutenção de Data Centers e Eletrocentros (subestações encapsuladas em cabines de aço)

Fale com um dos nossos especialistas em projetos personalizados de Ambiente de Missão Crítica e agende uma reunião ou tire suas dúvidas com nossa equipe de suporte.

Contate-nos

Edifício New Worker Tower

Edifício New Worker Tower

Al. Grajaú, 60 | Salas 2116, 2117 e 2118 Alphaville | Barueri/SP | CEP: 06454-050

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento:

8 a.m. - 5 p.m. (Seg - Sex)

Fábrica

Fábrica

Av. Nelo Pisani, 500 | Distrito Industrial II | Mococa/ SP CEP: 13739-050

Telefones

Telefones

+55 11 2680-5184 | Financeiro +55 11 2680-5185 | Financeiro

A Gemelo utiliza cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing, para mais informações acesse a Política de Privacidade.