13/03/2020 | Gemelo data center

Data Center: qual é o preço de um Data Center brasileiro?

É fato que quando o assunto é solicitar um novo projeto de Data Center, uma das primeiras perguntas que vem a sua mente é:

Quanto isso vai me custar? 

Apesar de ser uma questão complexa, para responder essa pergunta sem rodeios, a sua ajuda é mais do que necessária. 

Isso porque existem vários tipos de Data Center, com vários níveis de certificação e, claro, com vários tamanhos diferentes.

Aliás, a complexidade é tanta que muitos concorrentes tinham o hábito de enviar um questionário de até 9 páginas só para calcular o orçamento!

Mas nós da Gemelo, mais uma vez, fizemos diferente.

Com apenas 3 perguntas que fazemos a todo cliente, nós conseguimos responder o valor de um projeto de Data Center na primeira conversa com o cliente, sem enrolação e direto ao ponto.

Neste material, além de saber quais são estas perguntas-chave, você ainda entende: 

Quais são os tipos de Data Center e suas diferenças de preço

Como saber a real demanda de equipamento do seu Data Center

Como saber quais as certificações que o seu Data Center precisa

Sem tempo para ler? Assista abaixo o vídeo completo sobre o tema:

 

Tipos de Data Center e suas diferenças de preço

Um dos primeiros pontos a se observar é se o projeto de Data Center será Indoor ou Outdoor.

Isso porque existem vários tipos de Data Center, com vários níveis de certificação e, claro, com vários tamanhos diferentes.


Se o projeto for Indoor, na prática este modelo costuma ser em torno de 20% mais caro que um Data Center Outdoor por algumas razões óbvias.


Um Data Center Indoor, ou seja, projetos que são alocados em ambientes fechados como salas seguras ou edifícios dedicados a ambientes de missão crítica pressupõem algumas questões.


Uma delas é que um Data Center Indoor exige que uma equipe inteira de técnicos se desloque até o local para a implementação do projeto.


Já quem vai até o local de implementação de um Data Center Outdoor é somente o engenheiro de ativação, uma vez que este modelo é construído em fábrica e transportado até a empresa.


Com isso, tenha sempre em mente que projetos Indoor geralmente são 20% mais caros em decorrência dos serviços adicionais como o citado deslocamento de equipes técnicas. 


Para mais informações técnicas sobre variações de preço, recomendamos que assista o material em vídeo que disponibilizamos no início deste conteúdo. 

Como saber a real demanda de equipamento do Seu Data Center? 

Devo investir em um Data Center Indoor ou Data Center Outdoor?Na prática, isso não é tão simples de responder.  

Mas para te ajudar, preparamos um material exclusivo sobre os pincipais tipos de Data Centers e o que sua equipe deve considerar duranta a escolha.

Acesse o material completo clicando  aqui.

Uma recomendação que podemos dar é estabelecer um conjunto de demandas técnicas, pois só assim você vai receber propostas que seguem a mesma premissa.

Com isso, você consegue estabelecer um paralelo real do quanto você tem disponível para investir no projeto e quais especificações não podem ficar de fora.

Ao saber o que não deve faltar no seu projeto, você ainda tem a oportunidade de analisar qualquer proposta com olhos mais clínicos.

Talvez você se pergunte sobre como estabelecer um conjunto de demandas, mas para isso basta seguir as recomendações da seção "3 peguntas-chave para saber quanto irá custar o seu Data Center". 

Como saber quais as certificações que o seu Data Center precisa 

Na prática isso não é tão simples de responder, mas devemos ter a norma TIA 942 como um referencial.

A norma TIA 942 é um conjunto de diretrizes que estabelece definições de fabricação e segurança para grandes Data Centers. 



Apesar da norma ter sido criada para grandes projetos, é muito comum que fabricantes revisem as recomendações da norma em pequnos Data Centers.


Por conta disso, os Data Centers segregados, também chamados de Data Center Outdoor, tornam-se uma ótima opção de investimento para quem não abre mão de performance e segurança.

3 perguntas-chave para saber quanto vai custar o seu Data Center

Em 2015 o Grupo Gemelo optou por restringir a quantidade de perguntas para calcular o orçamento de um projeto em 3 questões. 

Com estas questões respondidas é possível formular o que chamamos de “Proposta Orientativa”, onde apontamos gráficos, diagramas e memorial descritivo de tudo aquilo que o cliente vai receber.

A partir disso o cliente pode avaliar todo o projeto antes de qualquer decisão e tem a possibilidade de analisar se o orçamento previsto se encaixa no que está sendo proposto.

O intuito destas 3 perguntas é estabelecer um parâmetro de especificações técnicas para a nossa equipe conseguir prever um valor real para o projeto, mas você também pode fazer isso. 

Quantos racks você precisa?

Podemos classificar o tamanho dos Data Centers disponíveis no mercado a partir do número de racks que ele opera.


Sendo assim, nós temos: 

Micro Data Centers 

Geralmente constítuidos de 1 a 3 racks, este modelo é comum em emrpesas que precisam de ambientes de processamento de dados próximos das operações diárias de um negócio.  

Data Centers comuns

Com modelos que operam entre 4 a 30 racks, este Data Center é solicitado devido às características técnicas de rede com baixa latência. 

Data Centers de grande porte 

Estes modelos operam com mais de 31 racks e são comumente encontrados em grandes multinacionais. 

Tier 2 ou Tier 3 ?

Como dito antes, a norma TIA 942 é um conjunto de diretrizes de segurança e opera em dois níveis de sofisticação, estes são definidos pelas nomenclaturas “Tier 2” e “Tier 3”.

 

As nomenclaturas estabelecem as definições de redundância dos Data Centers, ou seja, a capacidade de operação mesmo em situações de risco como quedas de energia. 

 

Data Centers do tipo Tier 2, por exemplo, podem suprir a falta de energia com um nobreak e um gerador, sendo assim um projeto com duas redundâncias. 

 

Já a certificação TIER 3 é o atestado máximo de qualidade de um Data Center e garante altos níveis de eficiência e conta com todos os dispositivos de segurança.  


Com isso. se torna impossível o cliente solicitar um Data Center que não atenda nenhuma norma com a intenção de baratear o projeto, pois isso não é fabricado.


Até porque o custo de fabricação de um Data Center que atende as normas é exatamente o mesmo de um Data Center fora dos padrões da TIA 942.


Justamente por isso, construir Data Centers 100% aderentes à norma TIA 942 que ficassem apartados de qualquer outra instalação física tornou-se um dos focos da Gemelo Data Centers. 

 

Ainda que o custo de fabricação seja o mesmo, em termos de implementação do projeto, podemos considerar o nível 3 como um serviço em torno de 15% mais caro que o nível 2.



Quanto tempo de garantia você precisa? 

Dos 3 principais pontos que encarecem um projeto de Data Center, já abordamos o número de racks e o nível de certificação. Neste ponto nosso foco agora é a garantia do seu Data Center. 

A extensão de garantia é um serviço que, diferente de uma manutenção preventiva, se atenta ao monitoramento contínuo do Data Center.

Isso implica em um serviço que não só é acionado quando seu projeto apresenta mau funcionamento, mas também prevê e corrige possíveis problemas antes de acontecer.  

Em média, só a extensão de garantia pode custar em média de 10% a 12% do valor do projeto ao ano.

Logo, se entregamos um projeto com 5 anos de garantia estendida e qualquer outra empresa oferecer somente um ano de garantia comum, é lógico que o custo final será diferente. 

Contudo, o ideal é ponderar o seu valor de investimento disponível e se vale a pena pagar por ordem de serviço de manutenção.

Ao considerar que a garantia estendida pode ter uma diferença de preço fixo de até 40% do valor do projeto, o curso de manutenção comum irá depender dos problemas que surgirem no seu projeto. 

Confira o resumo deste artigo no material em vídeo que preparamos para você aqui


SOBRE A GEMELO 

Hoje, o grupo GEMELO tem a mais ampla gama de soluções em Data Center em nossa divisão de projetos especiais.


Qualquer projeto que demande aço, elétrica e ares-condicionados de precisão são viabilizados pela nossa equipe e entregamos projetos e serviços como:

  • Data Centers modulares Outdoor (de 4 até 20 racks) 


  • Data Centers acoplados virtualmente de forma infinita (Data Centers de 100, 200 ou mais racks)


  • Ar-condicionado de precisão e ar-condicionado especial sob encomenda


  • Manutenção de Data Centers e eletrocentros (subestações encapsuladas em cabines de aço)


  • Mini Data Center de 1 ou 2 racks

Contate-nos

Edifício New Worker Tower

Edifício New Worker Tower

Al. Grajaú, 60 | Salas 2116, 2117 e 2118 Alphaville | Barueri/SP | CEP: 06454-050

Equipe Comercial

Equipe Comercial

vendas@gemelo.com.br denuncias@gemelo.com.br

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento:

8 a.m. - 5 p.m. (Seg - Sex)

Fábrica

Fábrica

Av. Nelo Pisani, 500 | Distrito Industrial II | Mococa/ SP CEP: 13739-050

Equipe Administrativa

Equipe Administrativa

financeiro@gemelo.com.br juridico@gemelo.com.br

Telefones

Telefones

+55 11 2680-5184 | Financeiro +55 11 2680-5185 | Financeiro