13/03/2020 | Gemelo data center

Edge Computing: o 5G no Brasil vai mudar tudo!

Você está preparado para uma das maiores revoluções em processamento de dados que vamos ver nesta década?

Para quem não está familiarizado, talvez a internet 5G não pareça grande coisa, mas junto desta tecnologia o Edge Computing é uma realidade cada vez mais próxima.

Por isso, preparamos este material exclusivo para você entender o que é o Edge Computing e como muito em breve isso vai impactar o mercado de Data Centers, e ainda:

- 5G no Brasil: por que essa é a próxima grande revolução do setor de tecnologia?

- Edge Computing: entenda o que é esse novo processamento de dados

- Onde investir para se preparar para a Edge Computing

 

Sem tempo para ler?

Confira um resumo deste material no vídeo exclusivo que preparamos para você!

Por que o 5G é a próxima grande revolução do setor de tecnologia?

Para quem não está familiarizado, talvez a internet 5G não pareça grande coisa, mas junto desta tecnologia o Edge Computing é uma realidade cada vez mais próxima.

Mais abaixo explicamos com mais detalhes o que é o Edge Computing, mas antes precisamos entender como e por que o 5G é um dos principais agentes responsáveis por esta tecnologia.

Em termos gerais, mais que um novo “plano de celular”, a tecnologia 5G permite uma maior velocidade de transmissão de dados.

Ou seja, isso contribui para uma menor latência (tempo mais curto de resposta de processamentos) e na maior capacidade de conexão e comunicação entre dispositivos.

Junto dessa possibilidade, surgem os novos Data Centers de proximidade, também conhecidos como Edge Data Centers ou Shared Near Data Center.

Estas novas modalidades de Data Center simplesmente recriam o processamento de dados para proporcionar uma experiência mais fluida e otimizada.

Por exemplo, vamos imaginar que, muito em breve, casas inteligentes, ou seja, totalmente conectadas com a internet e dispositivos inteligentes, serão bem comuns.

Imagina o que aconteceria se cada solicitação de voz simples como “abrir as cortinas” fosse processada em um Data Center alocado em um outro país – provavelmente tudo seria lento.

Também não faz sentido cada residência ter um Data Center dedicado, certo?

Em um condomínio com muitas casas inteligentes, ao invés de cada casa ter o seu próprio Data Center, todas as casas poderiam ter um mesmo servidor local compartilhado.

Com um Data Center local aliado ao tempo de resposta mais rápido do 5G, novas tecnologias que exigem um processamento rápido e gigantesco tornam-se viáveis.

Dentre elas podemos citar o IOT (Internet das Coisas), A.I. (Inteligência Artificial), afinal, seria inviável para estas tecnologias qualquer lentidão no seu tempo de processamento de resposta.

 

Edge Computing: entenda o que é esse novo processamento de dados

Em poucas palavras, o Edge Computing é o processamento de dados nas proximidades de onde ele precisa acontecer.

Isso ilustra uma das maiores distorções daquilo que os especialistas previram há 10 anos.

Dizia-se que em 2020 grandes empresas de tecnologia como Google, Microsoft, Oracle, Amazon, entre outras, estariam hosteadas em apenas 6 grandes Data Centers mundiais.

Hoje, no entanto, vemos que eles não poderiam estar mais do que errados, porque depois de alguns escândalos envolvendo vazamento de dados muita coisa mudou(confira mais sobre isso aqui) .

Dentre estas mudanças, temos aquilo que os norte-americanos chamam de Near Field Communication (NFC), ou seja, a troca de dados por proximidade.

 

Edge Computing e o processamento por proximidade

A ideia de alocar informação em Megas Data Centers parecia atraente, mas a segurança dos dados e otimização de processamento ainda eram alguns pontos de melhoria.

Nos últimos anos, por exemplo, descobriu-se que grandes Data Centers são ótimos para, literalmente, guardar informação - bem útil para as redes sociais - mas não processar.

Isso porque, muitas vezes, não faz sentido redirecionar um processamento local para um Data Center distante.

Para exemplificar, imagine o seguinte: 

Você está em uma fila de um estádio de futebol em Fortaleza e, na hora de comprar o seu ingresso, o pagamento é redirecionado para um Data Center alocado nos Estados Unidos.

Além de provocar um espaço de tempo para processamento maior (o que chamamos de latência), o fato de enviar os dados de pagamento para longe tornam o processo menos otimizado.

 

Onde investir para se preparar para a Edge Computing

Considerando todo esse cenário positivo para o setor de processamento de dados, fica claro que muitas empresas começarão a vender serviços de colocation nas proximidades.

Hoje a Gemelo já conta com alguns projetos interessantes em andamento como, por exemplo, o caso de uma operadora de telefonia.

No caso em questão, a operadora comprou um Data Center da Gemelo, alocou em um ambiente com tecnologia 5G e pretende vender o acesso ao Data Center como um serviço.

Ao invés de cada empresa do polo industrial onde está localizada a operadora ter um Data Center, todas podem compartilhar do mesmo poder de processamento graças à velocidade do 5G.

 

Sobre a Gemelo

Hoje, o grupo GEMELO tem a mais ampla gama de soluções em Data Centers em nossa divisão de projetos especiais.

Quaisquer projetos que demandem aço, elétrica e ares-condicionados de precisão são viabilizados pela nossa equipe e entregamos projetos e serviços como:

- Data Centers modulares Outdoor (de 4 até 30 racks);

- Data Centers acoplados que podem ter até 34 racks em cada módulo e serem acoplados virtualmente de forma infinita (Data Centers de 100, 200 ou mais racks);

- Mini Data Center de 1 a 3 racks;

- Data Center específico para Mineradores de dados;

- Ar-condicionado de precisão e ares-condicionados especiais sob encomenda;

- Manutenção de Data Centers e Eletrocentros (subestações encapsuladas em cabines de aço).

Fale com um dos nossos especialistas em projetos personalizados de Ambiente de Missão Crítica e agende uma reunião ou tire suas dúvidas com nossa equipe de suporte.

 

Contate-nos

Edifício New Worker Tower

Edifício New Worker Tower

Al. Grajaú, 60 | Salas 2116, 2117 e 2118 Alphaville | Barueri/SP | CEP: 06454-050

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento:

8 a.m. - 5 p.m. (Seg - Sex)

Fábrica

Fábrica

Av. Nelo Pisani, 500 | Distrito Industrial II | Mococa/ SP CEP: 13739-050

Telefones

Telefones

+55 11 2680-5184 | Financeiro +55 11 2680-5185 | Financeiro

A Gemelo utiliza cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing, para mais informações acesse a Política de Privacidade.