13/03/2020 | Gemelo data center

Como e por que insuflar o ar de um Data Center

No mercado de Data Centers, ainda existem alguns mitos sobre a otimização do processamento e segurança do armazenamento de dados para empresas.

 

Um dos maiores erros (e mais comuns) é não dar a devida atenção a como se insufla o ar e acreditar que a capacidade de refrigeração é suficiente para otimizar as operações de um Data Center.

 

Para evitar que você cometa este erro e alcance até 40% de melhoria no seu projeto, preparamos um material exclusivo para você saber tudo sobre

 

Por que aderir tecnologias para insuflar o ar frio gerado por um Data Center
Por que o seu Data Center perde 60% de desempenho ao não insuflar o ar
Um jeito inteligente de retirar o ar quente de um sistema de armazenamento de dados

 

Sem tempo para ler?

 

Confira o resumo deste material no vídeo exclusivo que preparamos para você!

 

Por que aderir tecnologias para insuflar o ar frio gerado por um Data Center

 

Um dos mais controversos temas do mercado de Data Centers é sobre a melhor forma de insuflar o ar que percorre os Ambientes de Missão Crítica.

 

Seja para entender qual a melhor maneira de se insuflar o ar frio ou retirar o ar quente de um Data Center.

 

Por muitas vezes, é dito que o interessante é a capacidade de insuflação e não como isso será feito, e este é um grande erro que pode custar caro para o seu projeto.

 

Para se ter uma ideia, um Data Center com um sistema de ventilação otimizado pode ter 40% do seu desempenho melhorado.

 

Mas afinal, quais são os pontos de otimização de um sistema de refrigeração de um Data Center?

Por que o seu Data Center perde 60% de desempenho ao não insuflar o ar

 

Não custa lembrar que as boas práticas de operação de um Data Center dizem que não se deve ter nenhum tipo de equipamento que demande manutenção preventiva dentro da sala de TI.

 

Assim sendo, isso inclui a manutenção de UPSs, quadros elétricos, extinção de incêndio, automação e ar-condicionado.

 

A norma TIA 942, reguladora da construção de Data Centers, claramente recomenda que qualquer projeto de Missão Crítica tenha um layout segregado que crie uma sala mecânica.

 

Assim, caso algum maquinário necessite de manutenção, o técnico não precisará adentrar na sala de TI.

 

Em poucas palavras, para mais segurança, a gente deve tratar a sala de TI como se fosse um local sagrado, onde ninguém entra, a não ser em última instância.

 

Dito isso, já eliminamos algumas possibilidades de insuflação como os sistemas in roll.

Sistema de insuflação in roll

 

Apesar de ser uma opção interessante por ocupar somente o espaço de um rack, sistemas de insuflação in roll não atendem a norma de operação citada anteriormente.

 

O grande problema desta opção é que, em caso de problemas técnicos, o equipamento demanda que o técnico entre na sala de TI para fazer as devidas manutenções.

 

Justamente por trazer esse tipo de problema crítico de segurança, esta solução em ar-condicionado é descartada em todos os projetos da Gemelo.

Um jeito inteligente de retirar o ar quente de um sistema de armazenamento de dados

 

Sabendo destes riscos para a segurança do seu Data Center, ainda que também não seja uma das melhores alternativas, é comum encontrarmos sistemas de insuflação através do piso.

 

Talvez você se pergunte o porquê desta solução também não ser a ideal, mas isso é fácil de responder.

 

Todo o ar que vem do piso tende a sofrer com um efeito provocado pela própria construção do sistema em que as primeiras máquinas presentes nas bases dos racks puxam o ar para eles.

 

Isso faz com que boa parte do ar frio gerado pelo piso não alcance todas as máquinas dos racks que se encontram nos níveis acima.

 

Devido a esta condição, também é comum que a solução para contornar este problema seja aumentar a vasão do ar.

 

Isso significa que o proprietário do Data Center deverá investir em uma expansão da máquina de ar-condicionado ou comprando novos ventiladores de precisão.

 

Contudo, para evitar os problemas citados e diminuir a necessidade de expandir todo o maquinário de insuflação, todos os projetos da Gemelo adotam o sistema de insuflação frontal.

 

Sistema de insuflação de ar frio frontal

 

Graças a nossa divisão de projetos especiais, nosso time de engenheiros desenvolveu um sistema para o qual o ar frio sob pressão é redirecionado frontalmente com os racks.

 

Isso significa que toda aquela “briga” pelo ar refrigerado que os racks tinham antes é extinta, já que ar percorre todo o ambiente através de instalações nas paredes do Data Center.

 

Para saber o real impacto desta solução, nossos especialistas contam com um software capaz de fazer uma análise de performance comparativa e os resultados são muito interessantes.

 

Com a adesão do sistema de insuflação frontal, além de diminuir o tamanho do maquinário de ar-condicionado, há melhora da performance em até 18%.

 

Basicamente, isso representa quase 1/5 da capacidade operacional necessária para o seu Data Center trabalhar com excelência, mas ainda é possível ampliar as vantagens deste sistema.

 

Ao aderir um conjunto de corredores segregados, isto é, um corredor para o ar frio e outro para o ar quente, mais a injeção do ar sob pressão, o desempenho melhora em até 40%.

 

Na prática, além de diminuir o tamanho do ar-condicionado como mencionado antes, esta ação também contribui para diminuir os gastos com energia elétrica.

 

Com isso, enquanto a nossa concorrência usa uma máquina de refrigeração de até 10 toneladas, a Gemelo consegue resolver o mesmo problema com apenas 6 toneladas de refrigeração.

 

Como visto, existem algumas desvantagens críticas em insuflar o ar a partir de dentro do Data Center, assim como também existem soluções mais inteligentes para fazê-lo.

 

Sobre a Gemelo

 

Hoje, o grupo GEMELO tem a mais ampla gama de soluções em Data Centers em nossa divisão de projetos especiais.

 

Quaisquer projetos que demandem aço, elétrica e ares-condicionados de precisão são viabilizados pela nossa equipe e entregamos projetos e serviços como:

 

Data Centers modulares Outdoor (de 4 até 30 racks)
Data Centers acoplados que podem ter até 34 racks em cada módulo e serem acoplados virtualmente de forma infinita (Data Centers de 100, 200 ou mais racks)
Mini Data Center de 1 a 3 racks
Data Center específico para Mineradores de dados
Ar-condicionado de precisão e ares-condicionados especiais sob encomenda
Manutenção de Data Centers e Eletrocentros (subestações encapsuladas em cabines de aço)

 

Fale com um dos nossos especialistas em projetos personalizados de Ambiente de Missão Crítica.

 

Contate-nos

Edifício New Worker Tower

Edifício New Worker Tower

Al. Grajaú, 60 | Salas 2116, 2117 e 2118 Alphaville | Barueri/SP | CEP: 06454-050

Equipe Comercial

Equipe Comercial

vendas@gemelo.com.br denuncias@gemelo.com.br

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento:

8 a.m. - 5 p.m. (Seg - Sex)

Fábrica

Fábrica

Av. Nelo Pisani, 500 | Distrito Industrial II | Mococa/ SP CEP: 13739-050

Equipe Administrativa

Equipe Administrativa

financeiro@gemelo.com.br juridico@gemelo.com.br

Telefones

Telefones

+55 11 2680-5184 | Financeiro +55 11 2680-5185 | Financeiro