17/06/2020 | Gemelo data center
Você já se perguntou quanto vai custar tomar conta do seu Data Center pelos próximos 10 anos?
Afinal, um projeto de Ambiente de Missão Crítica, quando bem planejado e implementado, vai acompanhar o crescimento da sua empresa pela próxima década.
Por isso, no material exclusivo de hoje, você vai saber todos os detalhes sobre contratos de manutenção para Data Centers e ainda vai entender:
Sem tempo para ler?
Confira o resumo deste material no vídeo exclusivo que preparamos para você!
Assim como é importante escolher a empresa que vai construir e o tipo de Data Center que você precisa, é fundamental pensar também em quem vai manter o seu projeto.
Na verdade, hoje um Data Center pode durar muito mais que 10 anos desde que ele tenha a manutenção correta.
Porém, infelizmente, ainda é comum presenciarmos grandes desastres pela escolha errada da empresa que se comprometerá a prestar o suporte para seu Data Center.
Isso pode acontecer quando você não sabe que tipo de suporte o seu projeto precisa. Aqui você vai entender a diferença entre os tipos de manutenção que você pode negociar.
Atualmente, a Gemelo monitora mais de 90 Data Centers em todo o Brasil e os clientes mais satisfeitos simplesmente não têm um contrato de manutenção.
Diferente daquilo que podem te oferecer em outras fábricas, a Gemelo oferece em seus contratos a opção exclusiva de extensão de garantia.
Enquanto a garantia comum oferece somente o serviço de manutenção preventiva e o plantão 24 horas durante os 7 dias da semana, a extensão de garantia abrange até 5 serviços adicionais.
Com isso, além dos dois serviços mencionados a Gemelo ainda oferece:
Considerando as dimensões da importância das operações de um Data Center, pelo menos 50 itens deveriam ser monitorados de perto para prever problemas.
Além do sistema de temperatura, umidade e pressão, podemos incluir na lista de prioridades, por exemplo, os geradores e itens do ar-condicionado de precisão.
No caso do ar-condicionado, o acompanhamento pode verificar se os ventiladores estão funcionando, se os controladores estão ativos ou se a pressão do ar está correta.
Com isso, devido à criticidade do sistema de resfriamento o conjunto como um todo é observado e não nos interessa apenas saber se os equipamentos estão ligados ou não.
Ainda mais importante que o serviço de monitoria em si, é a possibilidade de cruzar informações em tempo real e prever problemas antes mesmo deles acontecerem.
Mesmo que ainda seja raro encontrar empresas de monitoria preditiva no mercado nacional de Data Centers, a Gemelo oferece esse tipo de supervisão contínua como um serviço básico.
Comum em muitos contratos, a visita técnica preditiva é aquela vistoria periódica em que os técnicos avaliam os componentes fundamentais do Data Center.
Com isso, o serviço garante que qualquer manutenção necessária aconteça no prazo correto em função dos componentes e do tipo de Data Center que você adquiriu.
Mas, como mencionado antes, ainda que a vistoria seja um ótimo serviço, o ideal é que o seu Data Center tenha um acompanhamento especializado contínuo.
Ao acionar estes dois serviços, você com certeza irá evitar grandes dores de cabeça, pois a manutenção corrige possíveis erros de operação antes mesmo de acontecer.
Outro serviço de extrema importância para assegurar uma maior vida útil para o seu Data Center é o plantão 24/7, ou seja, assistência 24 horas nos 7 dias da semana.
Aqui na Gemelo, recomendamos a todos os nossos clientes que este serviço seja entregue de acordo com as normas internacionais de boas práticas de gestão de serviços em TI.
A primeira e mais fundamental norma que seguimos é a Information Technology Infrastructure Library (ITIL).
A norma ITIL é uma certificação de qualidade em segurança aplicáveis à infraestrutura, operação e gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (ITSM).
Com isso, a Gemelo opera principalmente dentro de uma das primeiras recomendações que é definir a severidade de cada chamado.
Ou seja, caso a falha das operações coloque o funcionamento do Data Center em risco, o grau de urgência deve ser tratado com essa premissa.
A premissa padrão da Gemelo define que o técnico precisa estar no local do Data Center em até 2 horas em caso de chamados com nível de severidade 1.
Logo, o tempo de resposta da visita técnica 24/7 ainda pode variar de 8 a 72 horas de acordo com a severidade do chamado.
Dentro desta categoria de serviço, sugerimos que seja acordado com o fornecedor que todas as peças necessárias para manutenção estejam disponíveis para pronta-entrega.
Isso porque não adianta nada o técnico responder ao chamado no tempo necessário se as peças levarem 45 dias para chegar.
Logo, é fundamental que esteja previsto em contrato como será o suporte de peças e componentes para o seu Ambiente de Missão Crítica.
Sugerimos que fique claro que todas as peças devem estar disponíveis para pronta-entrega e na cidade em que o Data Center está instalado.
Outros dos componentes que com certeza precisarão de supervisão recorrente e dev0em estar previstos no seu contrato de manutenção são os consumíveis.
Ainda que sejam importantes, é muito raro encontrar contratos que estabeleçam diretrizes de fornecimento para estes componentes.
Baterias e fontes de energia devem estar consideradas no contrato devido à sua prevista necessidade recorrente de troca.
Isso porque se em um determinado momento a bateria do no-break precisar ser trocada, entre o seu processo de compra e entrega pode levar de 15 a 30 dias.
A situação se agrava quando o Data Center é do governo, pois devido aos trâmites de segurança e contratação, a entrega pode se estender por até 90 dias.
Um dos primeiros pontos a se observar é saber se o tipo de projeto de Data Center será Indoor ou Outdoor.
Isso porque, como visto neste outro material sobre preços de um Data Center Brasileiro, existem vários tipos de Data Center, com tamanhos e vários níveis de certificação diferentes.
Por ser construído em fábrica e transportado até a empresa, o Data Center Outdoor já consta com todos os itens de manutenção citados anteriormente como parte da garantia de fábrica.
Já um Data Center Indoor, ou seja, projetos que são alocados em salas seguras ou edifícios pressupõem uma equipe inteira de técnicos para atender diferentes demandas adicionais.
Com isso, é importante estar consciente que contratos de projetos Indoor geralmente são 20% mais caros em decorrência dos serviços adicionais como o citado deslocamento de equipes técnicas.
Para mais informações técnicas sobre variações de preço, recomendamos que assista o material em vídeo que disponibilizamos aqui.
Como vimos, além da manutenção preventiva, existe uma gama de serviços que você pode solicitar para ampliar a vida útil de um Data Center.
Logo, quando for fechar algum contrato referente à manutenção de Data Centers, lembre-se de exigir os 5 itens citados anteriormente, sendo eles:
Hoje, o grupo GEMELO tem a mais ampla gama de soluções em Data Center em nossa divisão de projetos especiais.
Qualquer projeto que demande aço, elétrica e ares-condicionados de precisão são viabilizados pela nossa equipe e entregamos projetos e serviços como:
Fale com um dos nossos especialistas em projetos personalizados de Ambiente de Missão Crítica e agende uma reunião ou tire suas dúvidas com nossa equipe de suporte.
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