13/03/2020 | Gemelo data center

Mini Data Center: conheça o centro de processamento de dados compacto da Gemelo

Os data centers tradicionais estão sentindo o impacto da disrupção da cloud, dos avanços em colocation e dos serviços de hosting e a onda agora é o edge computing.

Mas o que você deve saber é que, como parte disso, surgiu uma nova modalidade de Ambiente de Missão Crítica: o Micro Data Center.

Esta nova modalidade de Data Center democratiza o acesso a funcionalidades de armazenamento antes reservadas para grandes empresas.

Para você entender melhor o seu uso, criamos este material exclusivo para você saber tudo sobre:

- Micro Data Center: para onde o mercado de Data Centers está caminhando

- Diferenças entre Micro Data Center, Smart Rack e Data Bankers

- O leque de oportunidades que o Micro Data Center abre para pequenas empresas

Sem tempo para ler?

Confira o resumo deste material no vídeo exclusivo que preparamos para você!

 

Micro Data Center: para onde o mercado de Data Centers está caminhando

Um dos temas que pode balançar o mercado de Data Centers tradicionais, no Brasil e no mundo, é o micro data center.

Hoje vivemos a era da hiperconvergência, isto é, estruturas de TI que combinam forças para reduzir a complexidade do Data Center e aumentar a escalabilidade.

Isso define um modelo de Data Center que ultrapassa o ambiente de missão crítica e enxerga questões técnicas que envolvem o projeto como um sistema único.

O objetivo deste projeto é unir forças ligadas à computação, armazenamento e rede para reduzir a complexidade do Data Center e aumentar a escalabilidade.

Isso contribui para que o próprio layout dos Data Centers seja revisto e abre espaço para Data Centers cada vez menores.

É muito comum, por exemplo, encontrar empresas que tinham de 8 a 10 racks e agora estão ofertando projetos de 4 a 5 racks.

Já empresas que vendem de 3 ou 4 racks agora também oferecem projetos completos baseados somente em 1 ou 2 racks.

E quando o assunto “número de racks” e “poder de processamento” entram em pauta, o mini data center ocupa um lugar de destaque.

 

Diferenças entre Micro Data Center, Smart Rack e Data Bankers

Ainda que o Micro Data Center seja promissor, o que acontece é que a desinformação tende a atrapalhar muito o seu total potencial de mercado.

Você que é do ramo de tecnologia, por exemplo, já deve ter ouvido falar muito do Smart Rack, Data Banker ou dos Racks Seguros.

Mas, em termos gerais, sob uma ótica mais crítica, estes produtos podem deixar muito a desejar em alguns pontos.

O primeiro ponto é, mesmo que o projeto se diga seguro, na prática, ele pode ser facilmente invadido fisicamente por uma pessoa mal-intencionada.

Um outro problema adicional é que estes modelos de projeto são totalmente dependentes do ambiente em que são instalados.

Isso significa que, caso aconteça algum incêndio no ambiente que abriga qualquer variação de produto citada acima, muito provavelmente ele irá sofrer muitos danos.

Afinal, diferente de um Micro Data Center, estes modelos de produto não garantem a integridade dos equipamentos de TI dentro deles.

Considerando que, sobretudo, a Gemelo é uma empresa de engenharia, a nossa equipe de especialistas se mobilizou para criar um produto que pudesse ser chamado de Data Center.

Isto é, nos desafiamos a projetar algo que realmente reunisse os benefícios de um projeto mini, mas com todas as certificações de um centro de armazenamento de dados padrão.

Com isso, projetamos a G-Box, nosso próprio Micro Data Center com tecnologia 100% nacional.

 

Micro Data Center abre um leque de oportunidades para pequenas empresas

A G-box é a solução mais versátil e completa para setores como finanças, governo, educação, médica, segurança pública e empresas de pequeno e médio porte.

Desenvolvido para atender as atuais demandas de TI e Redes, o mini Data Center G-Box da Gemelo vem pronto para utilização devido à rápida instalação e ativação em poucas horas.

Outra grande vantagem desse pequeno Data Center é a possibilidade de ser instalado em qualquer local indoor, sem a necessidade de construir um ambiente técnico para sua utilização.

Um Micro Data Center é literalmente um Data Center de menor porte, mas que carrega em sua estrutura tudo que é recomendado para projetos do gênero.

Você tem praticamente um Data Center menor, porém, completo e com todas as funcionalidades que um Data Center tradicional tem.

Com isso, nosso Micro Data Center alcançou os níveis internacionais de segurança e, em sua versão mais completa, opera com:

> 2 ares-condicionados de precisão

> 2 UPs

> Sistema de monitoramento e gravação de imagens

> Acesso restrito com biometria

> Cabeamento estruturado

E ainda:

> Corredores de resfriamento adaptados

> Totalmente protegido contra invasões físicas

> 100% de proteção contra incêndios

> 100% de proteção contra líquidos e poeira (certificado IP66)

Confira abaixo a G-Box por dentro:

Recomendamos fortemente que você conheça um pouco mais deste produto, pois acreditamos que o mini Data Center tem um incrível potencial de mudar o mercado.

Afinal, este novo modelo permite que os Data Centers de empresas de todos os portes tenham as mesmas características dos projetos de grandes empresas por um valor mínimo.

Qualquer dúvida sobre este produto, estamos à disposição para atendê-lo  aqui.

 

Sobre a Gemelo

Hoje, o grupo GEMELO tem a mais ampla gama de soluções em Data Centers em nossa divisão de projetos especiais.

Quaisquer propostas que demandam aço, elétrica e ares-condicionados de precisão são viabilizados pela nossa equipe e entregamos projetos e serviços como:

- Data Centers modulares Outdoor (de 4 até 30 racks)

- Data Centers acoplados que podem ter até 34 racks em cada módulo e serem acoplados virtualmente de forma infinita (Data Centers de 100, 200 ou mais racks)

- Mini Data Center de 1 a 3 racks

- Data Center específico para Mineradores de dados;

- Ar-condicionado de precisão e ares-condicionados especiais sob encomenda

- Manutenção de Data Centers e Eletrocentros (subestações encapsuladas em cabines de aço)

Fale com um dos nossos especialistas em projetos personalizados de Ambiente de Missão Crítica e agende uma reunião ou tire suas dúvidas com nossa equipe de suporte.

 

Contate-nos

Edifício New Worker Tower

Edifício New Worker Tower

Al. Grajaú, 60 | Salas 2116, 2117 e 2118 Alphaville | Barueri/SP | CEP: 06454-050

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento:

8 a.m. - 5 p.m. (Seg - Sex)

Fábrica

Fábrica

Av. Nelo Pisani, 500 | Distrito Industrial II | Mococa/ SP CEP: 13739-050

Telefones

Telefones

+55 11 2680-5184 | Financeiro +55 11 2680-5185 | Financeiro

A Gemelo utiliza cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing, para mais informações acesse a Política de Privacidade.