13/03/2020 | Gemelo data center

Piso elevado Data Center: vantagens do piso em alumínio

É comum optar por pisos cimentícios quando é preciso abrir passagem para cabos elétricos, de dados e de energia, mas temos alguns bons motivos para você repensar isso.

No material exclusivo desta semana, saiba como as estruturas em alumínio da Gemelo podem:

- Agilizar em até 50% a montagem e desmontagem em eventuais mudanças de layout

- Solucionar irregularidades nos contrapisos do seu Data Center com facilidade

Sem tempo para ler?

Confira um resumo deste material no vídeo exclusivo que preparamos para você!

Piso elevado: uma otimização inteligente para o seu Data Center

Como você já deve saber, pisos elevados são placas modulares encaixadas sobre pedestais para deixar um vão entre o contrapiso e o piso, ou seja, é ideal para a passagem de cabos.

Mas existem diferentes tipos de materiais aplicados ao piso elevado que podem acelerar a construção do seu Data Center em 50%.

Uma das inovações em otimização de estrutura para o seu Data Center é a escolha de materiais em alumínio para a fabricação de pisos elevados.

Por isso, quando falamos de piso elevado para Data Centers, a Gemelo é uma das pioneiras a testar e validar o potencial dos pisos elevados feitos deste material leve e fácil de ser manuseado.

Vantagens do piso elevado em alumínio

Talvez você se pergunte sobre o porquê de investir em pisos de alumínio. Listaremos alguns bons motivos para te ajudar a perceber as principais vantagens.

Vamos lá.

Piso elevado em alumínio é mais barato?

No geral, por ser um material conhecido, o alumínio pode passar a impressão de que a vantagem de investir em um piso elevado com este material seja somente econômica.

Mas não é bem assim, pois pisos em alumínio costumam ser até mais caros do que pisos cimentícios, mas como a Gemelo é fabricante, o preço acaba não fazendo diferença.

20 x menos espessura e 23 x mais leve = construções 50% mais ágeis 

Uma das grandes vantagens, na verdade, é o fácil manuseio destas placas em alumínio.

O piso cimentício, por exemplo, tem entre 6 e 9 cm de espessura, já o piso em alumínio gira em torno de 4,5 mm de espessura.

Isso significa que o piso em alumínio pode suportar a mesma carga que um piso de cimento (ou seja, algo em torno de 1.560 kg por metro quadrado) com 20 x menos espessura. 

Para ilustrar isso na prática, podemos dizer que enquanto você consegue carregar 3 peças do piso cimentício, a gente consegue carregar cerca de 50 a 60 peças de uma só vez.Uma das grandes vantagens, na verdade, é o fácil manuseio destas placas em alumínio.

O piso cimentício, por exemplo, tem entre 6 e 9 cm de espessura, já o piso em alumínio gira em torno de 4,5 mm de espessura.

Isso significa que o piso em alumínio pode suportar a mesma carga que um piso de cimento (ou seja, algo em torno de 1.560 kg por metro quadrado) com 20 x menos espessura. 

Para ilustrar isso na prática, podemos dizer que enquanto você consegue carregar 3 peças do piso cimentício, a gente consegue carregar cerca de 50 a 60 peças de uma só vez.

Manutenções otimizadas com piso elevado em alumínio

Imagina o seguinte:

Uma hora você precisa tirar um corredor inteiro de peças do seu Data Center.

Se o piso for cimentício, muito provavelmente você vai precisar retirar as placas e colocá-las do lado de fora do seu Ambiente de Missão Crítica.

Quando a placa é de alumínio, você pode simplesmente levantar as placas, fazer as manutenções necessárias e voltar a colocá-las no lugar sem a necessidade de transporte.

Piso elevado em alumínio é livre de bactérias

Pouca gente sabe, mas o piso cimentício tem uma cobertura antibactericida que dura no máximo 5 anos.

Como não conhecemos nenhuma bactéria que consiga sobreviver no alumínio, com este material você tem uma vida útil anti-bactérias eterna.

Piso elevado em alumínio é antiderrapante

Uma outra vantagem interessante para listarmos aqui é o fato de que o piso em alumínio não é corrugado, ou seja, não contrai “rugas”. 

Por isso, ele atende as normas brasileiras de pisos anti-derrapantes, coisa que em placas cimentícias não é possível preservar.

100% reciclável 

E, finalmente, o alumínio é um dos materiais mais recicláveis do mundo.

Isso significa que, se por qualquer motivo você precisar desmontar o seu Data Center, caso você tenha optado por pisos cimentícios, terá de se preocupar com o descarte correto.

Enquanto isso, o alumínio é 100% reciclável e de fácil reutilização.

Dito isso e custando o mesmo valor, não faz sentido não apostar em um piso elevado em alumínio.

Sobre a Gemelo 

Hoje, o grupo GEMELO tem a mais ampla gama de soluções em Data Centers em nossa divisão de projetos especiais.

Quaisquer projetos que demandem aço, elétrica e ares-condicionados de precisão são viabilizados pela nossa equipe e entregamos projetos e serviços como:

- Data Centers modulares Outdoor (de 4 até 30 racks)

- Data Centers acoplados que podem ter até 34 racks em cada módulo e serem acoplados virtualmente de forma infinita (Data Centers de 100, 200 ou mais racks)

- Mini Data Center de 1 a 3 racks

- Data Center específico para Mineradores de dados

- Ar-condicionado de precisão e ares-condicionados especiais sob encomenda

- Manutenção de Data Centers e Eletrocentros (subestações encapsuladas em cabines de aço)

Fale com um dos nossos especialistas em projetos personalizados de Ambiente de Missão Crítica e agende uma reunião ou tire suas dúvidas com nossa equipe de suporte.

Contate-nos

Edifício New Worker Tower

Edifício New Worker Tower

Al. Grajaú, 60 | Salas 2116, 2117 e 2118 Alphaville | Barueri/SP | CEP: 06454-050

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento:

8 a.m. - 5 p.m. (Seg - Sex)

Fábrica

Fábrica

Av. Nelo Pisani, 500 | Distrito Industrial II | Mococa/ SP CEP: 13739-050

Telefones

Telefones

+55 11 2680-5184 | Financeiro +55 11 2680-5185 | Financeiro

A Gemelo utiliza cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing, para mais informações acesse a Política de Privacidade.