13/03/2020 | Gemelo data center

Tier 3 Fake: saiba o que é e como não cair nesta armadilha

Não é incomum a nossa equipe encontrar clientes que acreditam ter um Data Center Tier 3, mas quando vamos analisar o projeto, algo parece estar fora do lugar.

Sabendo disso, preparamos este material para te ajudar a identificar se seu projeto está dentro dos parâmetros da Tier 3 ou se você também investiu em um Tier 3 Fake.

Leia até o final e, além de entender as principais diferenças, saiba como evitar o enorme prejuízo que um Tier 3 Fake pode provocar na sua empresa.

Neste blog você vai encontrar tudo sobre:

- Qual é a diferença entre um Data Center REAL e um Data Center FAKE?

- Os principais fatores de risco para avaliar no seu projeto

- Como certificar que o seu projeto não é FAKE?

- Projetos Tier 3 da Gemelo

 

Sem tempo para ler?

Confira o resumo deste material no vídeo exclusivo que preparamos para você!

Qual é a diferença entre um Data Center Tier 3 REAL e FAKE?

Não é incomum encontrar um cliente que acredita ter comprado um Data Center com uma certificação Tier 3, mas que na prática ele comprou um Tier 3 Fake.

Para início de conversa, a certificação Tier 3 assegura que um Data Center possui sistemas auto sustentáveis.

Isto é, o Data Center ostenta sistemas que permitem manutenções planejadas serem feitas sem o seu desligamento.

Mas existem outros componentes extras que exercem um impacto direto na segurança e vida útil do Data Center e que, comumente, podem ser deixados de lado.

Por exemplo, vamos imaginar que você tenha instalado o seu Data Center em uma laje comercial.

Com isso, o que você tem, na verdade, é uma sala cofre à prova de fogo instalada sobre uma laje que suporta apenas 650 °C.

Nesta situação, o que você acredita que vai acontecer caso a laje seja foco de um incêndio?

Muito provavelmente, devido ao calor extremo, a laje vai colapsar e, no fim das contas, sua equipe terá de ir buscar a sala cofre sob os entulhos do subsolo.

Outra situação bem comum são os Data Centers com componentes que exigem manutenção recorrente dentro da sala de TI.

Dentre os principais problemas dessa configuração, em primeiro lugar, destacamos que essa prática não atende à norma TIA 942 no quesito de operação.

A norma TIA 942 é a única norma reguladora em todo o mundo sobre a construção e a operação de um Data Center.

Se quiser saber mais sobre as diretrizes da norma, também temos um conteúdo especial sobre as recomendações de layout da TIA 942 para todo tipo de Data Center.

Confira o conteúdo completo aqui.

Um Data Center com componentes que precisam de manutenção recorrente implica que, ao menos uma vez por mês, um técnico tenha que entrar no seu Data Center.

O ponto é que esse técnico não é um funcionário seu e, na maioria das vezes, você nem sabe quem é essa pessoa.

Ou seja, seu nível de segurança é mínimo, pois, caso seja do interesse dessa pessoa, ela poderá danificar o até roubar dados da sua instalação.

Os principais fatores de risco para avaliar no seu projeto

Outro ponto que você pode considerar ao avaliar se o seu Data Center está dentro das normas da Tier 3 é verificar a natureza dos componentes do seu projeto.

Muitas vezes podem existir equipamentos altamente abrasivos para a segurança de qualquer Data Center.

Sob essa perspectiva, por exemplo, ares-condicionados in-rolll deveriam ser banidos de todo Data Center.

Isso porque estes equipamentos são mais suscetíveis a falhas e, na maioria das vezes, estão ao lado de equipamentos fundamentais para o funcionamento do seu Data Center.

Mais uma vez, por mais que seu Data Center esteja alinhado às normas da Tier 3, caso este componente sofra um incêndio ele sempre irá danificar o que estiver em seu entorno.

Como certificar que o seu projeto não é FAKE?

Você já deve ter percebido que de nada adianta ter uma certificação de segurança Tier 3 sendo que componentes suscetíveis a falhas estão operando dentro do seu Data Center.

Com isso, talvez uma das situações mais graves de todas seja justamente certificar instalações com o mais alto nível de segurança sem considerar o seu entorno.

Dentro desta lógica, por exemplo, é comum encontrarmos instalações ditas como Tier 3 que têm duas alimentações elétricas que não contam com sistemas de manutenção inteligente.

Isso significa que seu Data Center não está 100% seguro mesmo ao optar por componentes redundantes, isto é, que operam com tecnologias criadas para compensar qualquer anormalidade (como queda de luz).

Na prática, a norma TIA 942 ou a Tier 3 não estão preocupadas com a redundância dos componentes.

As principais normas de segurança são diretrizes para que as manutenções recorrentes possam ser realizadas com segurança para contribuir com a vida útil do seu Data Center.

Projetos Tier 3 da Gemelo 

Hoje a Gemelo tem orgulho de ter mais de 52 Data Centers construídos e não só certificados com a Tier 3, mas também instalados conforme as demandas desta norma.

Isto é, além do Ambiente de Missão Crítica ser preparado para operar com máxima segurança, todos os seus componentes foram pensados para trabalhar da mesma forma.

Isso facilita a manutenção em todos os equipamentos elétricos, de refrigeração ou qualquer outro componente crítico com o mínimo de riscos para o projeto como um todo.

Sobre a Gemelo

Hoje, o grupo GEMELO tem a mais ampla gama de soluções em Data Centers em nossa divisão de projetos especiais.

Quaisquer propostas que demandam aço, elétrica e ares-condicionados de precisão são viabilizados pela nossa equipe e entregamos projetos e serviços como:

- Data Centers modulares Outdoor (de 4 até 30 racks)

- Data Centers acoplados que podem ter até 34 racks em cada módulo e serem acoplados virtualmente de forma infinita (Data Centers de 100, 200 ou mais racks)

- Mini Data Center de 1 a 3 racks

- Data Center específico para Mineradores de dados;

- Ar-condicionado de precisão e ares-condicionados especiais sob encomenda

- Manutenção de Data Centers e Eletrocentros (subestações encapsuladas em cabines de aço)

Fale com um dos nossos especialistas em projetos personalizados de Ambiente de Missão Crítica e agende uma reunião ou tire suas dúvidas com nossa equipe de suporte.

 

Contate-nos

Edifício New Worker Tower

Edifício New Worker Tower

Al. Grajaú, 60 | Salas 2116, 2117 e 2118 Alphaville | Barueri/SP | CEP: 06454-050

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento:

8 a.m. - 5 p.m. (Seg - Sex)

Fábrica

Fábrica

Av. Nelo Pisani, 500 | Distrito Industrial II | Mococa/ SP CEP: 13739-050

Telefones

Telefones

+55 11 2680-5184 | Financeiro +55 11 2680-5185 | Financeiro

A Gemelo utiliza cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing, para mais informações acesse a Política de Privacidade.