13/03/2020 | Gemelo data center

Tendências 2021: conheça as novas tecnologias que irão impactar o setor de Data Center

A primeira coisa que queremos descobrir em todo início de ano é como o cenário atual já pode ter impactado o futuro próximo do mercado de Data Centers.

 Afinal, o setor de Data Centers é um dos pioneiros em experimentar novas tecnologias e, por isso, precisamos estar sempre preparados para se adaptar às novas infraestruturas.

 Por isso, confira no material exclusivo desta semana:

·         Novas tendências no setor de armazenamento de dados em 2021

·         Temores dos gestores sobre o futuro dos seus Data Centers

·         Principais novas tecnologias que irão dominar o mercado

 

Novas tendências no setor de armazenamento de dados em 2021

Em um cenário cada vez mais competitivo e que se desenvolve em alta velocidade, nossa única e mais poderosa ferramenta para sair na frente é a informação.

Por isso, compilamos neste conteúdo algumas das principais pesquisas do nosso mercado idealizado pela Data Center Dynamics (DCD).

 Para aterrissar toda a informação, convidamos o próprio CEO da Gemelo Data Centers, Sidney Fabiani, para comentar sobre o que cada dado implica no seu negócio na prática.

 A DCD realizou uma pesquisa (que você pode conferir aqui) com consultores e profissionais do setor de Data Centers no Brasil, Chile, México e Espanha.

Com base no que é apresentado, trazemos para você uma visão prática das tendências e desafios para o setor em energia, refrigeração, modernização, Edge Computing e TI Híbrida.

 

Temores dos gestores sobre o futuro dos seus Data Centers

Em um panorama geral das principais pesquisas de 2020, muitos gestores apontam certa preocupação sobre novas tecnologias e questões mais naturais, como as mudanças climáticas.

Segundo a pesquisa realizada pelo DCD, a crescente demanda pelo uso inteligente de dados e a conscientização dos impactos ecológicos está transformando governos e consumidores.

Segundo o próprio artigo publicado no site da DCD, “[com pessoas] cada vez mais responsáveis, é imperativo que o setor de Data Center invista tempo e recursos no desenvolvimento de soluções que sejam energeticamente eficientes e sustentáveis”.

 

O que isso significa na prática, sob a visão do Sidney?

O primeiro passo é se conscientizar sobre os possíveis resíduos e impacto ao meio ambiente que um Data Center pode causar.

 Dentre as possibilidades, podemos citar o alto consumo de energia e a questão da maioria das fontes de geração de energia não serem limpas ou renováveis.

 Uma possível solução para este ponto é aderir a novas tecnologias que, além de entregar um resultado interessante, também operam de acordo com este novo mundo mais consciente.

 

Principais novas tecnologias que irão dominar o mercado

Confira abaixo algumas das novas tecnologias que podem impactar o setor de armazenamento de dados e saiba o que elas exigirão do seu negócio para você não ficar para trás.

 

Micro Data Center

Nós lançamos o Micro Data Center há poucos meses e, por incrível que pareça, no mês de lançamento, a Gemelo vendeu três Micro Data Centers.

Mas afinal, qual é a diferença de um Data Center comum para um Micro Data Center?

Na verdade, está é a grande vantagem: não há nenhuma diferença na entrega e performance, só o tamanho.

Com essa pesquisa, podemos entender o que está acontecendo, pois o micro Data Center atende todo tipo de cliente, seja ele grande, médio ou gigante.

Saiba mais sobre esta tecnologia exclusiva da Gemelo no material completo: Mini Data Center: conheça o centro de processamento de dados compacto da Gemelo.

 

Edge Computing

É fato que há uma grande transformação em andamento na maneira como as infraestruturas de TI são implementadas e isso pode ditar o mercado de Data Centers nos próximos 10 anos.

As empresas, portanto, perceberam que contratar uma empresa de colocation significaria em 10 anos gastar pelo menos 37% do que ela gastaria com o seu próprio Data Center.

Com isso, finalmente, uma vez definido que você terá seu próprio Data Center, teremos mais dois caminhos:

- Construir seu próprio Data Center.

- Participar da construção de um Data Center compartilhado com tecnologias de TI híbrida.

 

TI Híbrida

Há 10 anos diziam que em 2020 estaríamos vivenciando uma centralização dos sistemas de Cloud Computing (mas todos estavam errados).

Afinal, com a existência da nuvem, as infraestruturas de TI estão evoluindo do sistema tradicional de localização para estratégias híbridas que vinculam serviços de TI internos e externos.

Segundo dados da DCD, cerca de 25% dos entrevistados pretendem migrar do Data Center atual que é dedicado ou tradicional, para um Data Center compartilhado.

Como isso vai funcionar exatamente?

Confira dois ótimos materiais que explicam detalhadamente os dois componentes que estão movimentando a mudança: Cloud Computing e a Edge Computing.

Clique aqui  e entenda tudo sobre Edge e Cloud Computing e o futuro da computação em nuvem em 2020.

 

Sobre a Gemelo 

Hoje, o grupo GEMELO tem a mais ampla gama de soluções em Data Centers em nossa divisão de projetos especiais.

Quaisquer projetos que demandem aço, elétrica e ares-condicionados de precisão são viabilizados pela nossa equipe e entregamos projetos e serviços como:

·         Data Centers modulares Outdoor (de 4 até 30 racks);

·         Data Centers acoplados que podem ter até 34 racks em cada módulo e serem acoplados virtualmente de forma infinita (Data Centers de 100, 200 ou mais racks);

·         Mini Data Center de 1 a 3 racks;

·         Data Center específico para Mineradores de dados;

·         Ar-condicionado de precisão e ares-condicionados especiais sob encomenda;

·         Manutenção de Data Centers e Eletrocentros (subestações encapsuladas em cabines de aço).

Fale com um dos nossos especialistas em projetos personalizados de Ambiente de Missão Crítica e agende uma reunião ou tire suas dúvidas com nossa equipe de suporte.

Contate-nos

Edifício New Worker Tower

Edifício New Worker Tower

Al. Grajaú, 60 | Salas 2116, 2117 e 2118 Alphaville | Barueri/SP | CEP: 06454-050

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento:

8 a.m. - 5 p.m. (Seg - Sex)

Fábrica

Fábrica

Av. Nelo Pisani, 500 | Distrito Industrial II | Mococa/ SP CEP: 13739-050

Telefones

Telefones

+55 11 2680-5184 | Financeiro +55 11 2680-5185 | Financeiro

A Gemelo utiliza cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing, para mais informações acesse a Política de Privacidade.